Em linhas gerais.

May 22, 2009

O caminho da obediência

Filed under: Uncategorized — feresdaniel @ 11:28 am
Tags:

Ao estudar a Palavra do nosso Senhor com cuidado e com revelação do Espírito Santo podemos constatar lições preciosíssimas que se aplicam á nossa caminhada cristã.

O livro de Hebreus é um relato muito rico sobre a soberania de Jesus Cristo. O livro declara que Jesus é melhor que personagens bíblicos como Moisés, que tirou o povo de Deus da escravidão no Egito. Declara que Jesus Cristo é maior do que o sumo sacerdote, e que ao fazer a nova aliança com o homem ele se torna o maior sumo sacerdote.

No velho testamento, ou seja, na antiga aliança, o sumo sacerdote era a pessoa que mediava as relações do homem com Deus. Era essa figura que fazia os sacrifícios ao Senhor. Era o sumo sacerdote que levava os homens a Deus e intercedia por eles.
O livro de Hebreus diz que Jesus é o maior sumo sacerdote e que pela nova aliança, o próprio Cristo nos leva a um acesso direto com Deus. Isso é maravilhoso!

Ora! O próprio Cristo nos diz: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10. 10)
Jesus se entregou na cruz por mim e por você, esse sacrifício foi para nos dar vida, para nos libertar e nos dar acesso ao Deus Pai por intermédio do Filho.

A nova aliança veio para quebrar os paradigmas da antiga. Para libertar o homem de rituais, veio para separar o véu e nos dar novidade de vida em o Nome de Jesus. Amém por isso…

Muitas vezes na nossa caminhada diária, nos esquecemos da importância desse sacrifício. Ao ler o livro de Hebreus, o Espírito mostra alguns pontos para a nossa edificação.

1. Não negligencie o sacrifício de Jesus.

Isso é muito sério. No capítulo 2, versos 1 ao 4. diz:

“Portanto, convém-nos atentar com mais diligencia para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual , começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais e milagres, e varias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?”

O texto exorta ao crente de que devemos observar e vigiar para não cairmos ou desviarmos do caminho que leva á salvação. O sacrifício de Jesus foi para restaurar a comunhão do homem com Deus. Não despreze isso.

Se você não desprezar isso, o Senhor testificará aos nossos corações por sinais e milagres e dons do Espírito Santo. Não devemos esquecer, ou diminuir a morte de Cristo.

“Vede irmãos para que não haja em qualquer um de vos um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós endureça pelo engano do pecado.” (Hb. 3. 12 a 14).

Veja quão rico é este conselho. Um coração mau e infiel nos distancia de Deus. Eis a pergunta.
Como não se apartar de Deus? Exortando uns aos outros todos os dias para que não sejamos endurecidos pelo engano do pecado.
A unidade é fundamental para a saúde do corpo de Cristo, não podemos pensar que podemos seguir a caminhada cristã sozinhos. O pecado engana. Precisamos andar em unidade de espírito para que sejamos fortes contra o pecado.

2. Nada fica encoberto aos olhos do Pai.

Deus conhece o coração do homem. O salmista Davi diz que o Senhor sonda e conhece os corações, de modo que a palavra ainda nem nos chegou á boca, mas o Senhor já a conhece toda. Portanto não podemos alimentar em nossa alma o sentimento de que o que pensamos fica encoberto em nós mesmos. O Senhor Deus nos conhece. Ele nos fez, e nos fez á sua imagem e semelhança.
A palavra de Deus – a bíblia – é alimento para o cristão; e somente com ela poderemos alcançar um nível mais alto de conhecimento e comunhão com o Senhor.

Hebreus 4. 12 diz:
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas,e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”

Somente pela palavra podemos ter revelação do que é preciso mudar em nossas vidas, é ela que molda o nosso caráter, que nos dá transformação de vida por que a palavra do Senhor opera em nós.

O verso seguinte diz:
“E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”

É preciso ter consciência de que Deus nos conhece; e que não é possível se esconder de Sua presença. É maravilhoso pensar que Deus, mesmo nos conhecendo, perscrutando os nossos pensamentos humanos, e observando os nossos atos, ainda tenha misericórdia de nós e nos ame ao ponto de ter se feito carne e sofrido as aflições da morte para nos resgatar da condenação.

3. O sacrifício de Jesus nos possibilita o perdão e misericórdia se nos achegarmos a Ele.

Jesus ao se encarnar na forma humana foi tentado por diversos tipos de armadilhas do inimigo, no entanto, a palavra nos diz que Jesus não pecou.

É confortante saber que Cristo sofreu e venceu todas as tentações deste mundo em sua forma humana. Por isso irmãos; não devemos orar como se Deus não entendesse o que passamos aqui neste mundo. Deus está próximo e entende o coração do homem. É possível resistir às tentações, por intermédio daquele que nos comprou e nos justifica.

Veja o texto:

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa se compadecer de nossas fraquezas; porem, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hb. 4. 15 e 16.)

É importante notar que podemos ser ajudados por Deus. Ele quer que o crente peça ajuda. Devemos entender que Deus não é um déspota, que está a milhões de anos luz do homem e não se interessa por ele por que tem muitas outras coisas a fazer. Pelo contrario, Deus está perto, Ele é Onipresente, Onisciente e Onipotente. O Espírito Santo habita em nós para nos consolar, exortar e fortalecer a nossa fé. Cheguemos com confiança ao trono da graça.

4. A intimidade do Senhor depende da fé.

“Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal” (Hb. 5. 11 a 14).

O exercício da fé nos leva a ter a intimidade com Deus. Não podemos desviar a nossa atenção do Senhor, e das coisas do alto, por que fazendo isto estaremos negligenciando o sacrifício de cristo na cruz. Devemos, antes, ouvir, mas não tardiamente a palavra e os ensinamentos para que possamos nos alimentar, espiritualmente falando como adultos; e não como crianças que se alimentam de leite. Enquanto não nos dedicarmos com inteireza ao Deus vivo, seremos como crianças imaturas na fé, e não teremos o prazer de provar as maravilhas que o Senhor reservou àqueles que foram chamados e escolhidos por ele.

Não despreze o que o Senhor nos reservou enquanto vivemos neste mundo.

É preciso frutificar!

“Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a benção de Deus. Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.” (Hb. 6. 7 e 8).

O solo é a nossa vida terrena, a palavra é a chuva.

O que temos produzido para o Senhor?

Irmãos; não desprezemos a voz do Senhor.

Graça e Paz!

Daniel D. S. Feres

About these ads

1 Comment »

  1. Cara, que palavra! Nunca havia lido hebreus e isso foi um estimulo para minha leitura! o que mais gostei foi:
    “Como não se apartar de Deus? Exortando uns aos outros todos os dias para que não sejamos endurecidos pelo engano do pecado.”
    E tambem:
    ” O exercicio da fé nos leva a ter mais intimidade com Deus”
    Duas coisas que sao importantissimas para o crescimento cristao!!!
    Gloria a Deus! Gloria ao Filho! Gloria ao Espirito Santo! Por te dar essa palavra!
    Soli deo gloria

    Comment by Danilo — May 28, 2009 @ 8:05 pm | Reply


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

The Rubric Theme. Blog at WordPress.com.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: