Em linhas gerais.

November 3, 2008

Cegos e infrutiferos

Filed under: Uncategorized — danilowdca @ 10:41 pm

Estais cegos?

Pois bem continuando nossos estudos a respeito da multiforme graça de Deus e suas grandes repercussões em nossas vidas, estaremos falando de um texto extremamente confrontador e ao mesmo tempo estimulador. Estaremos baseando em 2 Pedro Capitulo 1 dos versos 3 aos 11. Palavra essa dada ao apostolo durante um tempo onde estava ocorrendo grandes pressões aos nossos conterrâneos celestiais na Ásia menor. Estes estavam sendo martirizados pelos ensinos filosófico-humanistas dos Gnósticos (gnosis, conhecimento em grego). Estes estimulavam uma separação entre corpo e alma, negando a diligencia pelo corpo, somente importando o que se fazia com a alma. Negavam a Cristo, e o zelo necessário de corpo e alma para um frutuoso crescimento cristão.

Nosso estudo será feito versículo a versículo com exploração de outros bíblicos para melhor entendimento do que foi exposto por Pedro. Peca orientação do Espírito Santo que testifique em seu coração todas as verdades colocadas.

Os versos 3 e 4 têm palavras importantes que nos chamam a atenção: “doadas”, “chamou”, novamente “doadas”. Vejo que todas foram colocadas para enfatizar que a nossa salvação não depende de nossos medíocres esforços. Sim, pois se fosse dependente de esforços humanos qual seria o padrão de esforço necessário para conseguir salvar-se? Já pensou em o que você poderia fazer para se redimir com Deus? Esqueça por um momento o sacrifício de Cristo (difícil eu sei), mas pense comigo, o que faria o teu esforço melhor que de outrem? Por isso Deus em sua imensa sabedoria e misericórdia entregou o seu Filho, Jesus, aqueles que o ignorava, o traia, o negava e o caçoava. Você seria capaz de entregar teu único Filho para teu inimigo? Então o apostolo inicia nessa linha de pensamento, Deus nos garante a salvação e tão somente isso e ponto!

Agora, continuando o verso 4 ao final temos, “as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina”. Ou seja, a partir do momento que recebemos o presente de Deus chamado salvação entramos na co-participação da natureza divina, agora temos uma nova vida através de Cristo Jesus. Veja, “para que por elas”, elas quem? “pelas preciosas e mui grandes promessas”, estas são dadas somente por Cristo Jesus.

Mas a partir do momento que temos nova vida e somos co-participantes da natureza divina, o que temos que fazer para continuar nessa nova vida? Em vista de que nascemos de novo, é uma nova vida sem duvida nenhuma, mas ainda há pecado nela. Como então poderemos mais e mais ser participantes da natureza divina? A isso vem os próximos versículos responder!

O verso 5 inicia como resposta a pergunta anterior, “livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Ou seja, não há como viver participante da natureza divina e ser mundano, envolvido pelo mundo que já não faz parte de sua natureza, agora você é participante da natureza divina lembra? E Pedro deixa bem claro o que Deus pensa a despeito daqueles que uma vez aceitam a Cristo, mas não se esmorecem para o mundo: “Portanto, se depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu ultimo estado pior do que o primeiro. Pois melhor fosse que nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vomito; e a porca lavada voltou a revolver no lamaçal”, isto se encontra mais a frente no cap.2 versos 20 ate 22. A pergunta que fica quantos de nós não já voltamos para nossos próprios vômitos? Quantos de nós não nos sujamos após sermos lavados?

E o apostolo Pedro segue nos dizendo como podemos fortalecer e alimentar a nossa nova natureza. Observe os versos de 5 ate 7. Inicia nos exortando da seguinte maneira: “reunindo toda a vossa diligencia”, diligencia significa zelo, cuidado, responsabilidade, ou seja, observe bem com todo o cuidado todas estas coisas que vou lhes dizer. E segue nos falando de 7 (será coincidência esse numero?) vamos dizer assim, estágios da vida crista que devem ser unidos com a fé. Veja, “associai com a vossa fé”; querem fé? Procurem exercitar todas essas virtudes e terão fé. Não adianta pedir, quero mais fé Deus, mas você não está preparado para receber? Prepare-se, associe estes princípios cristãos a tua fé e ela será aumentada, ”de gloria em gloria” como veremos adiante.

E dentro desses princípios o apostolo testificado pelo Espírito nos fala de grandes características cristas que devem incessantemente buscadas nessa jornada.

1. Virtude – característica que representa excelência moral; não podemos ser novas criaturas e ainda nos mancharmos com paixões carnais que anteriormente nos escravizavam; em Pedro temos o que parece ser uma separação entre os pecados e uma atenção dada a aqueles que seguem a carne. Veja, “porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia do juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo”, este escrito no cap.2 versos 9 e 10. Pois bem, diante disso reflitamos sobre nossas vidas e “especialmente”, não sou que estou dizendo, mas o apostolo, a bíblia, “especialmente aqueles que seguem a carne”.

2. Conhecimento – sim, como é vergonhoso saber que temos acesso a palavra da Deus toda escrita, em varias linguagens, idiomas, com tantos recursos áudio visuais, explicativos, e mesmo assim temos falhado em conhecer a Deus. Como podemos conhecer a Deus? Não tenho duvidas que Deus se faz conhecido através da Palavra de Deus. Esta é a fonte de todo conhecimento para todas as questões humanas. Não deixe este privilégio de fora da sua vida!

3. Domínio próprio – por muito tempo pensei que significava autodomínio, mas não. Este termo é etimologicamente vindo do latim que significa vamos dizer assim, dono próprio. Ou seja, que você tenha a noção de quem é teu dono! E a partir do momento que Cristo entra em tua vida não mais o diabo tem domínio sobre ela, ou seja, que é o dono agora é Cristo! Gloria a Deus por isso.

4. Perseverança – é interessante você ter em mente que sem sofrimento não tem no que perseverar; sim, em Tiago vemos que, ”tente por motivo de alegria o passar por varias provações porque uma vez confirmada à provação da tua alma, produz perseverança”, logo comece a olhar para cavernas e minas de tua vida não como um fardo, mas sim com a idéia de que somente nas cavernas e minas de mais difícil acesso é que são encontrados os tesouros mais valiosos!

5. Piedade – a partir do momento que você começar a passar pelas cavernas da vida terá compaixão daqueles que estão passando por aquela dificuldade, e ate poderá ajudá-los; a isto vem nosso próximo item,

6. Fraternidade – o amor fraterno é desenvolvido à medida que somos calejados pelos difíceis acessos das cavernas de nossas vidas. Percebemos o quão fácil pode ser nossa situação frente à de nossos irmãos.

7. Amor – este segundo o texto de 1 coríntios 13 é o “caminho sobremodo excelente”; sim entre fé, esperança e amor, este ultima é o maior dentre eles. E verdadeiramente o é, pois sem o amor de Deus para conosco, estaríamos ainda presos, escravizados pelo diabo e seus demônios.

Depois de expor essas características impares de uma vida bem aventurada, o apostolo continua sua exposição a despeito da vida crista. Aqui acredito estar o ponto chave, aquilo que separa os que estão em Cristo e aqueles que pensam estar em Cristo.

Ele inicia o verso 8 e expõe, “porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais inativos, infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” Para melhor entendimento faremos o contrario, porque estas coisas, Não existindo em vós e não aumentando em vós, fazem com sejam inativos e infrutuosos. Você consegue perceber a gravidade do fato de não vivermos uma vida crista como a apresentada? Se não faz idéia quero tentar iluminar tuas idéias. Vá a João 15 e leia os dois primeiros versículos. Difícil entender? Vou esmiuçar, “Eu sou a videira verdadeira e meu pai o agricultor”, eu claro Jesus falando e seu pai Deus não é ? Continuando, “todo ramo que, estando em mim, não der fruto será cortado; e todo ramo que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”. Pois bem em palavras sem rodeios, aqueles que não dão frutos serão cortados; veja bem como Jesus nos diz, “estando em mim”, ou seja, existem pessoas que estão em Cristo e mesmo assim serão cortados! Não sou que estou dizendo é o próprio Jesus.

E o apostolo continua, verso 9 dizendo que, “pois aquele a quem estas coisas não estão presentes, é cego, vendo somente o que esta perto, esquecido da purificação dos pecados”, veja que o texto por muito tempo se mostrou como qualquer texto para mim, mas quando o Espírito Santo nos abre os olhos podemos entender e ver o que Deus quer de nós. Enquanto você não tiver uma vida crista frutífera, cheia daquelas 7 qualidades colocadas acima, você estará cego para aquilo que Deus está revelando em tua vida. E mais, quando somos cegos , não vemos e este fato nos impede de olharmos para nossas imperfeições. Somente quando Cristo abre nossos olhos temos a noção do quanto somos pecadores, do quanto precisamos da purificação espiritual. Quanto mais espiritual formos e menos carnais mais e mais veremos a necessidade de purificação em nossas vidas. Quando nem temos acesso a visão como iremos notar os erros e imperfeições em nossas vidas? Somente com um relacionamento intimo com o Pai é que seremos mais e mais libertos da velha natureza.

Diante de todo exposto o apostolo nos da a idéia do objetivo disso tudo. Verso 10, “por isso irmãos, procurai, com diligencia cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” Diante disso então temos que confirmar a salvação? Segundo este texto, a nossa vocação e eleição serão confirmados pelos nossos frutos. E mais, ele nos garante que procedendo assim, não tropeçaremos, não é nem cairemos, mas sequer, tropeçaremos. Gloria a Deus por isso e pelo poder do espírito santo que nos confronta e orienta segundo o que pensar.

E por fim, conclui o apostolo dizendo que, “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. É tremenda esta palavra! Pois desta maneira, ou seja, não existe outra maneira de entrarmos no reino de Deus. Somente desta maneira! É magnífico saber que nosso Deus é um Deus simples, e ao mesmo tempos grandioso em suas ações, pois nos da muito mais do que pedimos ou pensamos!

Há anos eu havia lido este mesmo texto como muitos já leram. Mas especialmente depois de ouvir uma pregação sobre tal texto é que espírito santo me trouxe tais pensamentos. Vida crista não se resume e esta longe de tal, de ir à igreja, de participar de ministérios da igreja, de ir aos encontros e congresso da vida, de fazer profissão de fé, de participar da ceia, de ser um exemplo externamente. Nada disso tem motivo tem valia se tua vida é infrutífera. Há algum tempo Deus tem falado comigo a respeito disso. Pois minha vida não está passando de mascaras, hipocrisias e infrutilidade. Domingo a domingo não sei se você assim como eu, faz aquele compromisso com Deus de se doar mais durante a semana, de ler mais a palavra, de orar mais, exercer verdadeiramente a vida crista! Mas durante a semana somos levados por diversos caminhos, menos para mais perto de Deus. Cansado disso, hoje eu me entrego para Deus para que Ele tudo de acordo com a vontade Dele. Entrego-me e trabalho! Entrego-me e vou para a palavra! Entrego-me e vou orar! Entrego-me e vou gastar tempo diante de Deus! Tempo insubstituível! Como você tem gastado o teu tempo com Deus?

Querido irmão que esta lendo esse texto agora ore para que Deus simplesmente nos faca frutíferos ore mais também busque a Deus com todas as tuas forcas. Que o espírito de Deus esteja trabalhando em nossos corações para que nos voltemos não para o lamaçal, mas para a realização da vontade de Deus! Em nome de Jesus, amém!

Soli deo gloria!

1 Comment »

  1. Este site de vcs tem q ser divulgado.
    Muuuito bom.
    Estou orgulhosa de vcs.
    “meu maior prazer é saber q meus filhos andam na VERDADE”
    Amo vcs
    Tia Lucia

    Comment by LUCIA SANTOS — November 25, 2008 @ 10:33 pm | Reply


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: